Pular para o conteúdo principal

Vendendo produtos porta-a-porta


Ser um vendedor de sucesso não é tão fácil como alguns imaginam; você precisa conhecer bem o produto que irá vender, ter força de vontade, acreditar que o produto valha a pena ser adquirido por um terceiro e o mais importante, não ter vergonha de oferecer o produto ao cliente.

Quando um cliente vem até você, como o que acontece em uma loja, então, você o vendedor, já coloca em prática todas as suas técnicas de vendas com a finalidade ganhar a confiança e até mesmo a lealdade do cliente. Os clientes sabem que ali poderão encontrar produtos que satisfaçam as suas necessidades, e se não comprarem, pelo menos passam a conhecer melhor o produto oferecido pela loja.

Já, quando um vendedor vende por catálogo e não dispõe de um espaço físico para comercialização dos seus produtos, ele passa a ter a difícil tarefa de buscar, seja aonde for, a sua clientela. Ele procura seus colegas e familiares inicialmente, porém ainda é pouco, é preciso expandir os seus horizontes.
Pronto, chegou a hora, este vendedor terá que tomar uma decisão, e esta lhe parece ser bastante complicada; a de se aventurar a vender produtos porta-a-porta.

Ele nunca fez isso, mas, mesmo estando um pouco assustado, vender produtos porta-aporta se torna muito simples se ele seguir algumas dicas:

> Estar bem asseado e vestido adequadamente, com roupas que enalteçam o produto ou mostre seriedade; mas não se pode exagerar, se ele for formal demais o cliente poderá se sentir inseguro e retraído.
> Buscar visitar os futuros clientes em horário comercial e evitar aparecer no horário de almoço. Se o vendedor também pensar em ir aos sábados, procurar ir pela tarde, pois as pessoas adoram dormir até mais tarde nos fins de semana. Lembrar sempre que ele estará indo na residência de um possível futuro cliente e não em um ponto comercial.
> O vendedor tem que se preparar antes, falar com um espelho, escolher as peguntas que poderá fazer e tente ensaiar com um familiar, eles ajudá-lo bastante com feedbacks.
> É preciso ser simpático, mas não ansioso e inseguro, mostrar segurança e calma sempre.
> Estudar o produto ou os produtos que irá vender. Todo vendedor precisa conhecer para oferecer e se for vender por catálogos, buscar ter amostras dos produtos.
> Sempre agradecer e nunca prometer o que não pode cumprir.
> Ouvir o cliente e buscar saber quais são as suas necessidades.
> Fazer perguntas positivas e ser compreensivo com os possíveis futuros clientes, pois eles podem estar passando por um dia difícil. Se não for recebido tentar voltar outro dia com mais calma.
> Depois da venda, ligar para os clientes e perguntar se eles gostaram dos produtos, buscar sempre ser empático e atencioso.

Boas vendas !!!!

Comentários

Mais visitadas

Adhocracia

Adhocracia é um termo utilizado na administração com significado inverso ao da “Burocracia”. Deriva do latim “ad hoc”, cujo significado pode ser descrito como “aqui e agora”, ou “pessoa ou coisa preparada para uma determinada missão” e incide em algo que seja flexível, maleável e adaptável a mudanças constantes. Segundo Chiavenato (2011), Adhocracia “significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação”. O termo foi inicialmente trabalhado por Alvin Toffler em seu livro “Choque do Futuro” e popularizado por Robert Waterman, no livro “Adhocracy – The Power to Change (Adhocracia – O Poder de Mudar)”. O conceito Adhocracia surgiu dentro da abordagem contingencial da administração, por volta da década de 70, em meio ao surgimento de novos aspectos organizacionais que visavam o redesenho e mudanças na configuração estrutural das organizações, na busca pela flexibilidade e agilidade diante de um ambiente altamente mutáve

Ambientes Organizacionais

Dentro processo de Administração estratégica, a etapa inicial está na análise do ambiente organizacional, com a finalidade de que se identifiquem oportunidades, riscos, forças e fraquezas. O motivo pelo qual leva o administrador a realizar a analise do ambiente está ligado a “Teoria Geral dos Sistemas”, onde as organizações modernas são consideradas sistemas abertos, influenciados pelo ambiente que a cercam, assim, competem a estas conduzir grande parte da influencia ambiental para que se atinjam resultados positivos e que garanta uma maior previsibilidade de ação. A análise ambiental engloba três níveis em que o ambiente organizacional se estrutura, são eles: O ambiente geral, o ambiente operacional e o ambiente interno. É preciso que o administrador esteja atento a cada um deles, seu processo de interdisciplinaridade, os seus componentes, no que essas relações afetam a organização, para que possa realizar ações que venham a reduzir os aspectos negativos e ampliar os posit

Processo Decisório

A responsabilidade do processo decisório de uma organização está quase sempre ligada aos gestores. Hoje, como método democrático desse processo, os gestores realizam a gestão participativa, o que é positivo para as empresas, pois assim, há a expansão da descentralização de poder e ampliação do processo decisório. Estas decisões passam a ser em conjunto, e isso facilita a realização da ação tomada e o acompanhamento dos resultados durante e após a sua implementação, reduzindo estresses e possíveis confrontos de interesses. Segundo Orlikas (2010), uma empresa precisa buscar meios de incorporar a Administração Participativa para proporcionar o maior envolvimento dos colaboradores com assuntos relativos ao processo decisório. A Administração Participativa é um modelo de Gestão que facilita o comprometimento e envolvimento dos funcionários para com a organização. “A administração participativa envolve a distribuição de poder, de autoridade, de propriedade, acesso a informaç

Sustentabilidade Hoje!

Todos os dias nos deparamos, de certa forma, com o conceito de sustentabilidade inserido no nosso cotidiano e em muito dos produtos que utilizamos. Esse conceito veio à tona com a necessidade de uma consciência ecológica mais urgente. Isso, por conta de um processo de degradação ambiental com a destruição em massa das florestas, sua fauna e flora, e poluição da atmosfera provocada pelo homem, seu desrespeito e incompetência em preservar a natureza, o ar e os animais. Quando crianças, aprendemos a importância de se manter um ecossistema em equilíbrio. Então, por que não agimos dessa forma? Todos os dias, derrubamos florestas inteiras, poluímos nossos rios, jogamos CO² na atmosfera e venenos em nossa terra, etc. O ecossistema dessa forma perece nas mãos da ambição humana. A disseminação de pensamento sistêmico sobre sustentabilidade, buscando-se a preservação desse ecossistema, faz gerar atitude na população em querer mudar seu modo de ver o mundo, trazendo conseqüên

A comunicação não-verbal

A comunicação não-verbal tem grande importância no processo de comunicação, pode auxiliar em negociações e mostrar o que não é dito através das palavras, ou seja, o que fica retido nas entrelinhas do diálogo. Uma pessoa se comunica de maneira racional, quando transmite dados e informações através das palavras. Por outro lado, o seu corpo, de certa forma, deixa escapar os sentimentos que ficaram contidos e reprimidos durante o processo de comunicação. Transmitimos sensações e sentimentos quando nos expressamos, e isso se torna evidente através dos gestos, do olhar, do tom da voz e de todo um conjunto de expressões regidas pelo corpo físico. Deste modo, quando uma pessoa tem conhecimentos sobre a linguagem corporal, consegue realizar uma comunicação mais verdadeira, pois passa a enxergar tanto a parte racional quanto a emocional transmitidas por seus receptores, permitindo que consiga interferir na própria comunicação não–verbal a fim de transmitir maior confiança, segur

Eficiência e Eficácia

Os conceitos de eficiência e eficácia estão presentes nas organizações em todos os seus setores, por isso são temas importantes de estudo para administradores e empresários que buscam destaque em termos de produtividade .  As empresas buscam por maior produtividade em todos os seus processos, e hoje, com o ambiente de mercado excessivamente competitivo, um dos mais importantes pontos de destaque é se “conseguir mais com menos recursos”, ou seja, ser mais produtivo .  A produtividade é descrita como a relação entre os fatores de produção e a quantidade produzida. Quanto maior a quantidade produzida em decorrência da melhor utilização e maior otimização dos recursos disponíveis, ou a redução de custos em decorrência da boa aplicabilidade destes recursos, maior é a produtividade da empresa.  A produtividade é uma medida de desempenho organizacional de grande importância, à medida que a produtividade aumenta, mais eficiente é a empresa.  E se os objetivos alcançados forem os o

Benchmarking

Benchmarking pode ser definido como um modelo de gestão estratégico, considerado tático, por abordar assuntos objetivos relacionados a uma análise mais focalizada. De acordo com Christopher E. Bogan “Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior”. David T. Kearns, da Xerox Corporation, afirma que “Benchmarking é o processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas em relação aos mais fortes concorrentes, ou a empresas reconhecidas como líderes em suas indústrias”. A Xerox foi à primeira empresa a se utilizar do chamado Benchmarking e definiu o modelo como um processo contínuo de medição de desempenho. Portanto, Benchmarking é um método de comparação sistemático de desempenhos, processos, produtos e serviços entre as organizações, com a finalidade de encontrar as brechas entre as melhores práticas assumidas no mercado e

Como calcular Juros Compostos na HP 12C

Neste artigo será abordada uma questão referente a juros compostos e  como você pode resolvê-la utilizando a calculadora financeira HP 12C passo-a-passo. 1 – Se José toma emprestado com um banco X o valor de R$2000,00 a uma taxa de juros de 10% a.a.. Quanto ele terá que pagar daqui a 3 anos? PV = Capital inicial, que ele tomou emprestado.  i = Taxa de juros, ao ano.  n = tempo, no qual a taxa de juros incidiu sobre o capital inicial PV.  FV = é o capital futuro, ou montante, adicionado de juros, que ele quer saber. Obs. A taxa de juros e o tempo precisam estar em um mesmo período. Fórmula:                           PV = R$ 2000,00                                               FV = PV (1 + i ) elevado a n i = 10/100 = 0,1 (forma decimal)                       FV = 2000,00 ( 1 + 0,1)³ n = 3                                                                   FV = 2662,00                                                                  FV = ?        Calculador

A importância do Plano de Negócio

Muitas das pessoas que querem abrir um novo negócio negam a importância do plano de negócio, por pensarem que possuem todo o conhecimento a respeito do seu empreendimento ou por receio de empregar seu valioso tempo em algo que pensam que não vai servir de nada para o negócio. Estes montam suas empresas e avaliam o plano de negócio como uma ferramenta dispensável e sem utilidade; ou até mesmo difícil de ser elaborada. Entretanto, é por esse motivo que muitos empreendimentos fracassam e se transformam em meras estatísticas. O empreendedor, aí sim, terá perdido seu tempo, dinheiro e coragem de investir em outro negócio. Arriscar em um negócio não é a melhor opção, é preciso planejamento. Todos pensam que ser empreendedor é arriscar sempre, contudo para obter sucesso o mais importante não é arriscar e sim PLANEJAR . Quando um empreendedor escreve e planeja, ele organiza suas ideias e sistematiza seu pensamento, e assim tem mais facilidade em descobrir seus erros e acertos,

Avaliação 360º

A avaliação 360º é um instrumento que ajuda as organizações a entenderem melhor o comportamento individual de seus colaboradores. Utiliza-se da ferramenta feedback para que a empresa possa promover planos de capacitação e desenvolvimento dos seus funcionários. É um processo de pequisa no qual os participantes e funcionários da empresa recebem simultaneamente feedbacks estruturados de seus superiores, pares, subordinados e outros stakeholders. O participante executa também uma auto-avaliação. O processo é feito por pessoas de fora da empresa para que se mantenha a confidencialidade dos resultados. Estes feedbacks são fornecidos por meio de um questionário específico que descreve os comportamentos de liderança considerados essenciais pela organização, a fim de viabilizar os seus objetivos estratégicos. Assim, para que o método o tenha sucesso, essa avaliação deve ser bem entendida por todos os participantes, para que estes tenham mais segurança em dizerem o que realmente