Ser um vendedor de sucesso não é tão fácil como alguns imaginam; você precisa conhecer bem o produto que irá vender, ter força de vontade, acreditar que o produto valha a pena ser adquirido por um terceiro e o mais importante, não ter vergonha de oferecer o produto ao cliente.
Quando um cliente vem até você, como o que acontece em uma loja, então, você o vendedor, já coloca em prática todas as suas técnicas de vendas com a finalidade ganhar a confiança e até mesmo a lealdade do cliente. Os clientes sabem que ali poderão encontrar produtos que satisfaçam as suas necessidades, e se não comprarem, pelo menos passam a conhecer melhor o produto oferecido pela loja.
Já, quando um vendedor vende por catálogo e não dispõe de um espaço físico para comercialização dos seus produtos, ele passa a ter a difícil tarefa de buscar, seja aonde for, a sua clientela. Ele procura seus colegas e familiares inicialmente, porém ainda é pouco, é preciso expandir os seus horizontes.
Pronto, chegou a hora, este vendedor terá que tomar uma decisão, e esta lhe parece ser bastante complicada; a de se aventurar a vender produtos porta-a-porta.
Ele nunca fez isso, mas, mesmo estando um pouco assustado, vender produtos porta-aporta se torna muito simples se ele seguir algumas dicas:
> Estar bem asseado e vestido adequadamente, com roupas que enalteçam o produto ou mostre seriedade; mas não se pode exagerar, se ele for formal demais o cliente poderá se sentir inseguro e retraído.
> Buscar visitar os futuros clientes em horário comercial e evitar aparecer no horário de almoço. Se o vendedor também pensar em ir aos sábados, procurar ir pela tarde, pois as pessoas adoram dormir até mais tarde nos fins de semana. Lembrar sempre que ele estará indo na residência de um possível futuro cliente e não em um ponto comercial.
> O vendedor tem que se preparar antes, falar com um espelho, escolher as peguntas que poderá fazer e tente ensaiar com um familiar, eles ajudá-lo bastante com feedbacks.
> É preciso ser simpático, mas não ansioso e inseguro, mostrar segurança e calma sempre.
> Estudar o produto ou os produtos que irá vender. Todo vendedor precisa conhecer para oferecer e se for vender por catálogos, buscar ter amostras dos produtos.
> Sempre agradecer e nunca prometer o que não pode cumprir.
> Ouvir o cliente e buscar saber quais são as suas necessidades.
> Fazer perguntas positivas e ser compreensivo com os possíveis futuros clientes, pois eles podem estar passando por um dia difícil. Se não for recebido tentar voltar outro dia com mais calma.
> Depois da venda, ligar para os clientes e perguntar se eles gostaram dos produtos, buscar sempre ser empático e atencioso.
Boas vendas !!!!
Comentários
Postar um comentário