Dentro processo de Administração estratégica, a etapa inicial está na análise do ambiente organizacional, com a finalidade de que se identifiquem oportunidades, riscos, forças e fraquezas.
O motivo pelo qual leva o administrador a realizar a analise do ambiente está ligado a “Teoria Geral dos Sistemas”, onde as organizações modernas são consideradas sistemas abertos, influenciados pelo ambiente que a cercam, assim, competem a estas conduzir grande parte da influencia ambiental para que se atinjam resultados positivos e que garanta uma maior previsibilidade de ação.
A análise ambiental engloba três níveis em que o ambiente organizacional se estrutura, são eles: O ambiente geral, o ambiente operacional e o ambiente interno. É preciso que o administrador esteja atento a cada um deles, seu processo de interdisciplinaridade, os seus componentes, no que essas relações afetam a organização, para que possa realizar ações que venham a reduzir os aspectos negativos e ampliar os positivos.
Ambientes da Organização:
O Ambiente geral, Segundo Certo et.al, é um nível relacionado ao ambiente externo a organização, ao qual esta não possui nenhum controle. O ambiente geral engloba:
- Componente Econômico: Exerce ou não influência sobre a organização tendo como atenuantes as taxas de inflação, taxas de juros, o PIB, produtividade setorial, despesas e débitos públicos, lucros do setor econômico, etc.
- Componente Social: Sociedade em que a organização está inserida. Costumes, Crenças, estilo de vida, distribuição demográfica e geográfica.
- Componente Político: Está ligado a decisões governamentais, suas políticas relacionadas a indústria e empresas.
- Componente Legal: é formado pelo conjunto de leis e regras que todos os membros de uma sociedade devem seguir.
-Componente Tecnológico: Evolução dos meios de produção e comercialização de produtos e serviços por meio do desenvolvimento de novas tecnologias.
O Ambiente operacional, também é um nível relacionado ao ambiente externo a organização, porém sua influencia sobre a organização é maior. A organização possui um controle maior sobre esses elementos, diferentemente dos componentes do ambiente geral.
- Cliente: Refere-se ao conjunto de pessoas que compram produtos e serviços da organização, suas características, seu comportamento e perfil. Com base no conhecimento que a empresa tem sobre o seu cliente, ela pode melhorar, desenvolver e criar novos produtos que atendam a essa demanda, ou até ampliá-la.
- Concorrência: Empresa ou o conjunto de empresas que vendem produtos ou serviços que competem com os da organização. A concorrência deve ser medida e estudada para que o administrador tenha maior previsibilidade quanto às decisões que venha a tomar.
- Mão-de-obra: Fatores que influenciam quanto à disponibilidade e qualidade de mão-deobra para a organização.
- Fornecedor: Conjunto de fatores que se relacionam ao fornecimento de matéria-prima e produtos para a organização, seja para a comercialização ou não.
- Componente Internacional: Variáveis ligadas a empresas que lidam com questões internacionais.
O Ambiente Interno pode ser definido como um ambiente interno à organização, onde esta possui maior controle e previsibilidade quanto às tomadas de decisões. Os fatores que definem o ambiente interno da empresa são:
- Aspectos organizacionais: rede de comunicação; estrutura da organização; registro dos sucessos; hierarquia de objetivos, política, procedimentos e regras; habilidade da equipe administrativa.
- Aspectos do pessoal: relações trabalhistas; práticas de recrutamento; programas de treinamento; sistema de avaliação de desempenho; sistema de incentivos; rotatividade e absenteísmo.
- Aspectos de marketing: segmentação do mercado, estratégia do produto, estratégia de preço, estratégia de promoção, estratégia de distribuição.
- Aspectos de produção: layout das instalações da fabrica; pesquisa e desenvolvimento; uso de tecnologia; aquisição de matéria-prima; controle de estoques; uso de subcontratação.
- Aspectos financeiros: liquidez; lucratividade; atividades; oportunidades de investimento.
Segundo Sertek et. al, a análise do ambiente interno é “a fase em procuramos avaliar os recursos da organização – recursos financeiros (quantidade, tipo, capacidade de ampliação); recursos humanos (contingente, nível escolar, lealdade, dedicação, espírito de equipe); recursos tecnológicos (capacidade, qualidade, confiabilidade); e recursos materiais (acesso a insumos, controle de qualidade, multiplicidade de fontes). Essa avaliação nos permite comparar os recursos de que dispomos com o que o mercado quer.
Em outras palavras, isso significa verificar se os recursos que temos são suficientes e satisfatórios para atendermos ao que o mercado deseja (pontos forte) ou o contrário (pontos fracos)”.
O estudo e a compreensão das variáveis que exercem influência sobre a estrutura organizacional permitem ao administrador a possibilidade de encontrar as ferramentas adequadas, aplicáveis estrategicamente e de forma tática para o alcance das metas e objetivos organizacionais.
REFERÊNCIAS:
CERTO, Samuel C.. “Administração Estratégica: Planejamento e Implementação de Estratégias”. Tradução e adaptação de Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Ana Maria Roux Cesar. — 3. ed. — São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
SERTEK, Paulo, GUINDANI, Roberto Ari, MARTINS, Tomás Saparano. “Administração e Planejamento Estratégico”. 2ª ed. Ver., atual e ampl. – Curitiba: Ibpex, 2009.
PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
Comentários
Postar um comentário