Os conceitos de eficiência e eficácia estão presentes nas organizações em todos os seus setores, por isso são temas importantes de estudo para administradores e empresários que buscam destaque em termos de produtividade.
As empresas buscam por maior produtividade em todos os seus processos, e hoje, com o ambiente de mercado excessivamente competitivo, um dos mais importantes pontos de destaque é se “conseguir mais com menos recursos”, ou seja, ser mais produtivo.
A produtividade é descrita como a relação entre os fatores de produção e a quantidade produzida. Quanto maior a quantidade produzida em decorrência da melhor utilização e maior otimização dos recursos disponíveis, ou a redução de custos em decorrência da boa aplicabilidade destes recursos, maior é a produtividade da empresa. A produtividade é uma medida de desempenho organizacional de grande importância, à medida que a produtividade aumenta, mais eficiente é a empresa. E se os objetivos alcançados forem os objetivos corretos, a empresa também terá sido eficaz. Ex: Uma empresa pode ter uma grande produtividade de arroz, mas deveria ter como meta principal a produção de feijão, o que torna a eficiência conquistada ineficaz.
Os termos eficácia e eficiência devem ser abordados, em contexto organizacional, entrelaçados e indissociáveis para que a organização se beneficie tanto da boa utilização dos recursos, quanto do alcance dos resultados esperados.
A dissociação desses dois conceitos, sobre o enfoque organizacional, faz com que as empresas, ou percam o foco dos objetivos, ou se tornem ineficientes em suas operações. O conceito de eficiência está associado aos meios (métodos), como as coisas devem ser executadas para que os recursos disponibilizados possam ser aplicados de forma correta, com planejamento, e assim haja uma maior otimização e melhor utilização destes recursos disponíveis, fazendo com que a organização se beneficie. A eficácia, já está ligada ao alcance dos resultados, objetivos almejados.
Estratégia, tática e operação. Uma empresa petrolífera resolve perfurar um novo poço (estratégia). Os engenheiros estudam a geologia local e determinam onde, como é e quando perfurar (tática). A empresa de engenharia contratada perfura o poço com as especificações milimétricas determinadas pelos engenheiros (operação) – eficiência. O poço não produz petróleo (estratégia errada, projeto eficiente, mas sem o resultado esperado) – eficácia.
Sabemos que diversas empresas alternam a aplicação de práticas eficientes, eficazes, ou ambas. Mas é certo, que se utilizassem a eficiência e eficácia em parcelas mais ou menos iguais, estariam próximas de se tornarem empresas ideais.
REFERÊNCIAS:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teroria geral da administração: Oitava edição, totalmente revista e atualizada. 8.ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração – 5.ed.rev.e ampl.- São Paulo : Atlas, 2000.
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