Administrar não é ordenar nem mandar, pode-se dizer que seja mais como reger uma orquestra, em que os instrumentos precisam estar em perfeita harmonia, sincronizados e compartilhando uma mesma canção.
A interdisciplinaridade entre os diversos setores de uma empresa é imprescindível e importantíssimo para o bom funcionamento e crescimento desta. Quando as partes interagem sem a presença de barreiras, os objetivos são mais facilmente alcançados e todos ganham com isso.
Para, então, manter uma relação harmoniosa dentro da empresa, é necessário que haja uma consciência do todo por todos da empresa; em que os setores conheçam o objetivo ou os objetivos maiores da empresa e que os seus funcionários possam optar e contribuir nas tomadas de decisões que levarão ao alcance desses objetivos. Políticas de recompensa é uma exemplo de atitude que permitem uma maior interação entre as partes fazem com que a organização se torne mais unificada e forte.
Existem muitos conceitos sobre administração, e um dos mais conhecidos é o de Stoner, que diz que administração é “(…) o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os recursos organizacionais para alcançar as soluções desejadas”.
Planejar inclui prever e avaliar os cursos de ação alternativos e os resultados a serem alcançados e buscar meios mais eficientes de alcançar estes objetivos organizacionais dentro dos níveis estratégico, tático e operacional.
Administrar o todo é a ligação da administração das partes de modo eficaz e eficiente, utilizando-se de ferramentas administrativas para o alcance dos objetivos da organização como um todo unificado.
REFERÊNCIAS:
ASSEN Marcel Van, & Gerben van den Berg e Paul Pietersma. Modelos de Gestão. 2ª Ed. Pearson.RJ 2010.
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