É normal que as empresas busquem cada vez mais informações estratégicas a respeito da concorrência; tais informações fazem com que essas organizações conheçam melhor seus pontos fortes e fracos e adquiram vantagem competitiva em relação ao mercado.
Portanto, a informação torna-se bastante valiosa para essas empresas, contudo, mais valioso ainda é ter profissionais capacitados para transforma-las em vantagem competitiva, se não, ela não valerá de nada. Para isso existem os profissionais de IC- Inteligência Competitiva, o Analista de Informação, que analisa as informações selecionando-as e depois repassa ao tomador de decisão que não se baseando em tendências busca estratégias mais adequadas para esse ambiente turbulento e incerto.
O processo de IC situa seus alvos, primeiramente, na busca de informação, a partir da focalização estratégica da empresa. Em seguida na captura de informações, que está, muitas vezes, ligada com a percepção de sinais ainda fracos.
Nesta fase, os atores da empresa que funcionam diretamente no mercado, como uma equipe de vendas, agentes comerciais, compradores, técnicos, etc., têm papel destacado quando se trata de informações com valor estratégico para a empresa. Em seguida busca transformar informações fragmentadas em representações estruturadas e significantes para melhor compreensão do ambiente futuro da empresa. O próprio processo deve prever a validade do trabalho e, testar a confiabilidade da informação, interpretá-la e organizá-la de forma apropriada (Lesca & Blanco, 1998).
A área de IC auxilia na sistematização e na exploração de recursos informacionais, podendo ser definida como um programa sistemático de busca de análise da informação sobre as tendências gerais de negócios para completar os objetivos da empresa (KAHANER, 1996).
Hoje com o avanço da tecnologia, as informações a respeito da concorrência são mais facilmente acessadas, servindo de matéria-prima para o processo de IC e garantindo a sobrevivência às organizações.
Assim, frente ao ambiente organizacional de mudanças tão rápidas, a captura e utilização adequada dessas informações assegura mais rapidez às tomadas de decisões em relação ao contexto socioeconômico atual.
A concorrência está no âmago do sucesso ou do fracasso das empresas, determinando a adequação das atividades que podem contribuir para seu desempenho, como inovações, uma cultura coesa ou uma boa implementação. A estratégia competitiva é a busca de uma competição favorável para uma empresa no mercado, arena fundamental onde ocorre a concorrência.
“A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência.” (Porter, 1990)
REFERÊNCIAS:
TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
PORTER, Michael E, “Estratégias Competitivas/ Técnicas para análise de indústrias e da concorrência”. 2º ed. Campus. Rio de Janeiro, 1990.
Comentários
Postar um comentário