A responsabilidade do processo decisório de uma organização está quase sempre ligada aos gestores.
Hoje, como método democrático desse processo, os gestores realizam a gestão participativa, o que é positivo para as empresas, pois assim, há a expansão da descentralização de poder e ampliação do processo decisório. Estas decisões passam a ser em conjunto, e isso facilita a realização da ação tomada e o acompanhamento dos resultados durante e após a sua implementação, reduzindo estresses e possíveis confrontos de interesses.
Segundo Orlikas (2010), uma empresa precisa buscar meios de incorporar a Administração Participativa para proporcionar o maior envolvimento dos colaboradores com assuntos relativos ao processo decisório.
A Administração Participativa é um modelo de Gestão que facilita o comprometimento e envolvimento dos funcionários para com a organização. “A administração participativa envolve a distribuição de poder, de autoridade, de propriedade, acesso a informação e processo de tomada de decisão.”
Adotando ou não a administração participativa, as decisões precisam ser tomadas de forma ágil e corretas pelos gestores, pois a qualidade no gerenciamento interfere diretamente no desempenho das organizações.
O processo decisório envolve uma escolha em detrimento de certas opções. Uma decisão não pode ser tomada ao acaso, ela precisa ser medida e examinada por inúmeros ângulos, na tentativa de se identificar a verdadeira causa do problema o que cada opção pode trazer como conseqüência. É preciso ter informações de fontes seguras para poder tomar decisões com um maior grau de segurança; e um dos principais critérios para este raciocínio está ligado à coleta de informações confiáveis.
Todo esse processo tem imensa importância na área administrativa pelo fato de o administrador ser um analista empresarial. Ele precisa se abastecer de dados contábeis, financeiros, mercadológicos e logísticos, para, dessa forma, poder realizar a análise do ambiente organizacional, estabelecer as diretrizes, formular a estratégia ou as estratégias, implementa-la(s) e adotar medidas de controle.
Portanto o seu trabalho resume-se em guiar a organização rumo aos melhores resultados estratégicos, táticos e operacionais, e orientar o empresário na busca de soluções para diversificados problemas que venha a encontrar no ambiente organizacional, e para isso, precisa estabelecer o controle sobre as decisões que precisa tomar para atingir os objetivos de curto, médio e, principalmente, longo prazo, sem se basear somente em suas experiências, verificações, conhecimentos ou intuição.
Os quatro estilos de tomada de decisões são:
Diretivo – Rápido, eficiente e lógico;
Analítico – Cuidadoso e capaz de se adaptar ou enfrentar novas situações;
Conceitual – Capacidade de encontrar soluções criativas;
Comportamental – Procura a aceitação das decisões.
A organização, assim, espera do gestor, que este tenha uma postura proativa e encare o processo decisório com segurança e criatividade.
REFERÊNCIAS:
CERTO, Samuel C.. “Administração Estratégica: Planejamento e Implementação de Estratégias”. Tradução e adaptação de Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Ana Maria Roux Cesar. — 3. ed. — São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed. São Paulo: Makron, 1993.
ORLICKAS, Elizenda. “Modelos de Gestão: das teorias da Administração a gestão estratégica”. Curitiba: Ibopex, 2010. (Serie Administração Estratégica).
SERTEK, Paulo, GUINDANI, Roberto Ari, MARTINS, Tomás Saparano. “Administração e Planejamento Estratégico”. 2ª ed. Ver., atual e ampl. – Curitiba: Ibpex, 2009.
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